O presente vídeo do Arquivo N relata a obra e vida de Alfredo da Rocha Viana Filho um dos grandes músicos dentre vários da musica popular brasileira, sendo considerado o pai da música brasileira, foi compositor, saxofonista, flautista, maestro e arranjador. Quando ainda criança sua avó Edwiges de origem africana, o apelidou de Pizindin que tem por significado “menino bom" na língua africana, tornando assim mais tarde chamado e conhecido por todos como Pixinguinha, devido a um problema de saúde ao contrair Bexiga. Nascido no Rio de Janeiro se formou na escola de música da UFRJ, formou o grupo de Oito Batutas, composto por quatro músicos negros, que se apresentavam no cinema Palais, dentre suas inúmeras composições não tem como deixar de destacar “Carinhoso” considerado hoje choro avançado para aquela época. Suas composições deixou um alicerce para a música brasileira dos dias atuais por misturar os sons de origem européia com ritmos africanos e norte-americanos.
Sendo assim Pixinguinha por ousar nessa mistura de ritmos provoca uma mudança no som e música do Brasil, marcando com grande estilo a nossa música popular brasileira, mostrando a grande influência dos negros em nossa cultura, desmistificando a questão do negro ser visto somente como escravo, mas ampliando a cultura afro-descendente, se analisarmos nós somos frutos de diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, e outros, mas destacando a grande importância que foi a dos negros para a construção e formação da nossa cultura e sociedade, não somente no passado mas nos dias atuais.
(Daneila Ferreira Vieira Ralile - UAB - Itamaraju/Ba - Curso de História - Sociologia)
(Daneila Ferreira Vieira Ralile - UAB - Itamaraju/Ba - Curso de História - Sociologia)
Biografia Milton Santos
Reportagem da UolEducação
Dentre muitos afrodescendentes que marcaram o mundo com suas histórias, um brasileiro merece destaque, Milton Santos, baiano de Brotas de Macaubas, filho de professores primarios de classe média, estudou no Instituto Baiano de Ensino, curso Direito na Universidade Federal da Bahia onde foi vice presidente da União Nacional de Estudantes, dentre muitos aspectos de seu notável destaque foram suas graduações, prêmios e doutorados, graduado em Geografia pelo Universidade de São Paulo (USP), Prêmio Vautrim Lud (considerado o Nobel de Geografia), Personlaidade do ano pelo Instituo de arquitetos do Brasil 1997, Doutor em Geografia pela Universidade Francesa de Estrasburgo e Doutor Honoris Causa por 11 Universidade de 7 paises. Durante a ditadura Militar foi destituindo do cargo de Secretario de Estado da Bahia e de professor da Universidade Federal da Bahia foi preso e exilado. Convidado a Lecionar na França onde conheceu Marie-Héléne sua companheira com quem teve um filho, Rafael. Na década de 70 trabalhou em universidades em três paises diferentes, Peru, Venezule e Estados Unidos. Retorna ao Brasil em 77, passou um periodo dificil ate conseguir o posto de profesor titular da USP e foi muitas vezes questionado por ser averso a globalização. Trabalhou ativamente até sua morte aos 75 anos de idade, deixando varias obras e contribuições para o mundo.
"É dificil ser negro e é dificil ser intelectual no Brasil ... é dificil ser negro por que fora das situações de evidência o cotidiano e muito pesado e ser intelectual por que não faz parte da cultura nacional ouvir tranquilamente uma palavra critica."(Milton Santos)
(Carline Nobre da Gama - UAB - Itamaraju/BA - Curso de História - Sociologia)
(Carline Nobre da Gama - UAB - Itamaraju/BA - Curso de História - Sociologia)
REFERENCIAS: