Encontro promove cultura afro-descendente em Goiás
São esperadas 3 mil pessoas nas oficinas, palestras, feira, mostra de filmes e nas apresentações culturais
Reportagem "Pequenas empresas e Grandes negocios" do dia 12/11/2009
Resenha Crítica da cultura afro-descendente
Aconteceu em Goiânia(GO) um Encontro Afro-Goiano, com o objetivo de promover um intercâmbio, divulgar a cultura afro e gerar negócios com boas oportunidades de rendas.
Esses eventos são feitos para fortalecer e valorizar a cultura, mas no nosso país, onde 45% da população é de negros, com uma rica diversidade cultural, uma mistura enorme de raças, seria mesmo necessário tamanha divulgação?
Talvez fosse importante inserir com mais firmeza esse conhecimento como conteúdo curricular escolar, enriquecendo a cultura desde os primeiros ensinamentos escolares, não só com o artesanato e culinária, mas inclusive com maior aprendizado dos dialetos falados nas comunidades negras.
A proposta do aprofundamento dos dialetos usados nas comunidades negras, dentro de uma perspectiva crítica, busca identificar sua importância educacional como um todo, saindo de um conceito restrito, para um conceito mais amplo.O reflexo desse amplo conhecimento cultural, vem com a diminuição dos pré-conceitos impregnados na nossa própria sociedade, com pensamentos racistas e até mesmo machistas, aumentando a valorização da beleza negra, a rica cultura artesanal, o uso das plantas medicinais e etc. Pois o progresso na conquista do espaço profissional e prestígio social, na ocupação de posições dignas, depende da diminuição das desigualdades raciais no Brasil.
(Luciana de Souza – UAB – Itamaraju/Ba curso de História matéria Sociologia)
Cultura Afro descendente para o Brasil.
O Brasil adquiriu muita influencia da cultura Afro descendente, o que qual essa origem ficava escondido sobre um fator social “O preconceito”. As pessoas necessitam perceber que somo apenas um povo com diferentes formas de serem. Os africanos vieram à força para o Brasil. Desde 1535, ano em que chegaram os primeiros negros no Brasil, até o final do século XIX, o desenvolvimento do Brasil passou única e exclusivamente pela mão de obra escrava e hoje temos um modelo que os mesmo nos deixaram como a sua força, dor, sangue, sabor, os sons a musica a cor, a dança, a fé as crenças sendo influenciadores da historia do Brasil. O que se observa que a cultura Afro descendente trouxe uma forma ideológica de se pensar e se agir, abrindo ao mundo uma visão holística da diferenciação existente entre pessoas mostrando que preto ou branco a uma universalidade do modo de ser.
(Everton Sant'Anna dos Santos - UAB Itamaraju/BA curso de Historia matéria Sociologia)