Cotas para afrodescendentes


Após ser chamado de racista, prefeito propõe cota para negros
 CRÍTICA RESUMO DO SISTEMA DE COTAS 
O que vemos nesse sistema de cotas é uma grande polêmica. Tem os contras e os a favor, como o Movimento da Consciência Negra, que tem se engajado para que o projeto de lei seja aprovado pelo senado. A grande pergunta é: Será que esse sistema de cotas para universidades, não aumenta ou mesmo incentiva o preconceito racial?  Seria necessário criar esse sistema para corrigir o preconceito, que está arraigado em nós? Não seria melhor, termos uma política de consciência, a começar nas escolas, ensinando aos nossos alunos, que todos somos iguais, independentes da raça ou cor? Não é esse sistema de cotas, que irá apagar anos de rejeição ao negro, tendo-o como uma raça diferente, inferior. É como, se através das cotas, estivesse indenizando os negros, por toda discriminação, todo preconceito sofrido no decorrer da história. O ideal é um ensino público de boa qualidade, a começar na pré-escola, até sua formação acadêmica, independente da classe social, raça ou cor, onde todos tivessem acesso. Aí, sim, não teríamos essa desigualdade social com relação a cor, pois todos estariam em “pé de igualdade”, tanto negra, quanto branco.
(Janice Dantas da Costa Coimbra– UAB Itamaraju/História-Sociologia)






A Conquista do Espaço Pela Mulher Negra na Sociedade Brasileira

Reportagem da Netsaber de 08/12/2011


Ao olhar a realidade relatada nesse vídeo fica em evidência que o preconceito com as mulheres potencializam quando esta é negra. Condições de trabalho sub-humanas, trabalhos informais pela cor da pele, patrões achando-se superiores, abusos tanto racial quanto sexual, são algumas das dificuldades enfrentadas pelas mulheres.Diferente do que acontecem com as pessoas de pele clara, os negros tem enfrentado muitas humilhações, e se esse negro é mulher, ela tem que ser infinitamente mais instruída e capaz que os outros candidatos de pele clara e muitas vezes os cargos conseguidos estão aquém de sua qualificação profissional.
Não podemos nos calar diante das injustiças. Assim como as mulheres conquistaram muitos direitos como a abolição da escravatura, a possibilidade de votar e ser votada, o direito a estudar, cursar uma universidade e uma das mais importantes foi a criação da “Lei Maria da Penha” que coíbem homens agressores, conquistaram somente com a conscientização da população, os negros serão julgados pelo seu caráter e não pelo seu sexo ou pela cor da pele.

(Jucilene da Conceição Vieira – UAB Itamaraju/História-Sociologia)





<http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1004062-apos-ser-chamado-de-racista-prefeito-propoe-cota-para-negros.shtml>